Como os mexilhões Quagga afetam o meio ambiente?

Os mexilhões Quagga (Dreissena Bugensis) são uma espécie de mexilhão de água doce, nativo da bacia do rio Dnieper, na Ucrânia. Eles foram apresentados aos Grandes Lagos da América do Norte na década de 1980 e, desde então, se espalharam para muitas outras vias navegáveis ​​nos Estados Unidos e no Canadá. Os mexilhões Quagga têm vários impactos negativos no meio ambiente, incluindo:

* Eles podem entupir tubos de entrada de água e outras infraestruturas. Os mexilhões Quagga podem se apegar a qualquer superfície dura, incluindo tubos de entrada de água, casco de barco e docas. Isso pode reduzir o fluxo de água e causar danos à infraestrutura.
* Eles podem competir com mexilhões nativos por comida e habitat. Os mexilhões Quagga são alimentadores de filtro e consomem grandes quantidades de plâncton. Isso pode reduzir a quantidade de alimentos disponíveis para mexilhões nativos, o que pode levar ao seu declínio.
* Eles podem alterar a teia alimentar. Os mexilhões Quagga podem mudar a composição da comunidade de fitoplâncton, que pode ter um efeito cascata em toda a rede alimentar. Isso pode levar a mudanças na abundância e distribuição de peixes e outros organismos aquáticos.
* Eles podem transmitir doenças. Os mexilhões Quagga podem transportar doenças que podem infectar mexilhões e peixes nativos. Isso pode levar ao declínio das populações nativas.

Os mexilhões Quagga são uma séria ameaça ao meio ambiente, e sua propagação é uma grande preocupação para os gerentes de recursos naturais. Atualmente, não existem maneiras eficazes de controlar a disseminação dos mexilhões Quagga, mas a pesquisa está em andamento.