Qual o impacto que os humanos têm sobre os lêmures?

Destruição de habitats

Os humanos são a principal causa da destruição do habitat dos lêmures. À medida que as populações humanas crescem, aumenta também a necessidade de terras para agricultura, habitação e outros tipos de desenvolvimento. Isto resultou no desmatamento de grandes áreas de floresta, que são o habitat natural dos lêmures.

Caça

Os lêmures também são caçados por sua carne e pele. Em algumas áreas, os lêmures são considerados pragas e são mortos indiscriminadamente.

Mudanças climáticas

As alterações climáticas também estão a ter um impacto negativo sobre os lémures. À medida que o clima muda, as florestas onde vivem os lêmures também mudam. Isto está a dificultar a procura de alimento e abrigo pelos lémures, e está a levar a um aumento da competição entre diferentes espécies de lémures.

Introdução de espécies invasoras

Os humanos também introduziram espécies invasoras em Madagascar, o que teve um impacto negativo sobre os lêmures. As espécies invasoras são plantas ou animais que não são nativos de uma área e podem competir com as espécies nativas por recursos. Isso pode levar a um declínio na população de lêmures.

O impacto dos humanos sobre os lêmures é significativo e representa uma grande ameaça à sua sobrevivência. É importante tomar medidas para proteger os lêmures e o seu habitat, a fim de garantir a sua sobrevivência.