# >> Animal de estimação > >> Cavalos >> cavalo de alimentação
Geralmente, não é aconselhável dar leite pasteurizado a cavalos bebês. Potros, ou cavalos jovens, têm um sistema digestivo único que é projetado especificamente para consumir o leite de suas mães, conhecido como o leite da égua. O leite da égua é com pouca gordura e rica em proteínas, açúcares e nutrientes essenciais adaptados para atender aos requisitos nutricionais do crescimento de potros.
O leite pasteurizado, por outro lado, é tipicamente obtido de vacas ou outros animais e foi tratado termicamente para matar microorganismos prejudiciais. Embora a pasteurização do leite o torna mais seguro para o consumo humano, também altera a composição e o conteúdo nutricional do leite. O leite de vaca, em particular, pode ser difícil para digerir potros devido ao seu maior teor de gordura e estrutura de proteínas diferentes.
Idealmente, os potros devem ser alimentados com colostro, que é o primeiro leite produzido pela égua logo após o parto. O colostro é rico em anticorpos, nutrientes e vários fatores de crescimento essenciais para o desenvolvimento do sistema imunológico do potro e a saúde geral. Após o consumo inicial de colostro, os potros devem continuar a amamentar suas mães por vários meses para atender às suas necessidades nutricionais.
Se o fornecimento de leite da égua não for possível, ou nos casos em que a égua não puder produzir leite suficiente, pode ser necessário usar um substituto de leite especialmente formulado projetado especificamente para potros. Esses substitutos de leite são baseados na composição nutricional do leite da égua e são mais digeríveis e adequados para as necessidades exclusivas dos potros em comparação com o leite pasteurizado de outras fontes.
É importante consultar um nutricionista eqüino veterinário ou experiente em relação aos cuidados e alimentação adequados de cavalos de bebê, incluindo quaisquer requisitos dietéticos especiais ou substituições de leite que possam ser necessárias.