# >> Animais de estimação > >> Cavalos >> Relativo aos cavalos
Os trens se originaram da invenção das locomotivas a vapor no início do século XIX. A primeira demonstração pública de uma locomotiva a vapor ocorreu em 1804 por Richard Trevithick no País de Gales, Reino Unido. No entanto, foi a locomotiva "Rocket" de George Stephenson que ganhou reconhecimento generalizado durante os testes de Rainhill em 1829, provando o potencial do transporte ferroviário a vapor.
A introdução de locomotivas a vapor levou à rápida expansão das redes ferroviárias em todo o mundo, revolucionando o transporte e facilitando a revolução industrial. À medida que as linhas ferroviárias se espalham, as pessoas e as mercadorias podem ser transportadas de maneira mais rápida e eficiente, promovendo viagens e comércio. O sucesso das locomotivas e ferrovias a vapor também preparou o terreno para o desenvolvimento de diferentes tipos de locomotivas e sistemas avançados, como diesel e locomotivas elétricas, tração elétrica, sinalização de trilhos e tecnologia ferroviária mais especializada.
Com o tempo, os trens progrediram nas formas sofisticadas que usamos hoje, oferecendo confortos, velocidade e segurança modernos. Trens de alta velocidade como o japonês Shinkansen e o TGV francês, juntamente com o desenvolvimento de sistemas ferroviários de carga eficientes, exemplificam o impacto contínuo e a evolução dos trens no transporte global.