# >> Animal de estimação > >> Cavalos >> Relativa aos cavalos
Dentro do estômago de um cavalo, o ambiente é altamente ácido e especializado para a digestão da matéria vegetal. Aqui está uma visão geral do que parece:
1. forro de estômago: O revestimento interno do estômago é coberto por uma espessa camada de membranas mucosas. Esse revestimento ajuda a proteger o estômago do ambiente ácido e ajuda na absorção de nutrientes.
2. ambiente ácido: O estômago produz ácido clorídrico (HCl) e enzimas como a pepsina, o que cria um ambiente altamente ácido com um nível de pH de cerca de 1-2. Esse ambiente ácido ajuda a quebrar fibras e proteínas vegetais.
3. compartimento de rúmen: Nos cavalos, o estômago consiste em vários compartimentos, e o maior é o rúmen. O rúmen é um grande IVA de fermentação, onde alimentos ingeridos sofrem digestão microbiana. Microorganismos, incluindo bactérias e protozoários, quebram a celulose e outros materiais vegetais complexos, produzindo ácidos graxos voláteis (AGV) como subprodutos.
4. compartimento reticular: O retículo está localizado logo em frente ao rúmen e às vezes é chamado de "favo de mel" devido à sua aparência. Ele também contém microorganismos que ajudam no processo de fermentação e absorve alguns dos AGV produzidos no rúmen.
5. compartimento de omasum: O OMASUM é um órgão muscular que aparece como uma série de folhas ou dobras. Absorve a água e decompõe ainda mais o material vegetal, permitindo uma absorção eficiente de nutrientes.
6. compartimento abomasum: O abomasum é o verdadeiro estômago gástrico, semelhante ao estômago de animais monogástrica. Ele contém glândulas gástricas que secretam HCl, pepsina e outras enzimas digestivas para quebrar as proteínas e iniciar a digestão das proteínas.
7. movimentos digestivos: O estômago do cavalo sofre contrações regulares, conhecido como "peristaltismo" e "retropulsão". Essas contrações misturam os alimentos ingeridos com sucos digestivos e movem o material através dos diferentes compartimentos do estômago para obter uma digestão eficiente.
8. Material digerido: À medida que a digestão avança, o material parcialmente digerido, agora conhecido como "quima", se move do estômago para o intestino delgado para mais absorção e processamento de nutrientes.
É importante observar que o sistema digestivo do cavalo foi projetado para lidar com uma dieta com alta fibra, e quaisquer mudanças repentinas na dieta podem atrapalhar o delicado equilíbrio de microorganismos no estômago, potencialmente levando a problemas digestivos.