# >> Animais de estimação > >> Cavalos >> Relativo aos cavalos
Em um cavalo e na maioria dos mamíferos, as costelas se prendem ao esterno através da cartilagem costal. A cartilagem costal é um tecido fibroso flexível que conecta as extremidades das costelas ao esterno. As cartilagens costais das costelas verdadeiras (costelas 1-7) estão diretamente conectadas ao esterno, enquanto as cartilagens costais das costelas falsas (costelas 8-10) estão conectadas entre si e à cartilagem costal da sétima costela. As costelas flutuantes (costelas 11-13) não estão conectadas ao esterno.
As cartilagens costais permitem algum movimento das costelas durante a respiração. Quando os músculos da inspiração contratam, as costelas são puxadas para cima e para fora, aumentando o volume da cavidade torácica e desenhando ar para os pulmões. Quando os músculos do vencimento relaxam, as costelas retornam à sua posição de repouso, diminuindo o volume da cavidade torácica e expulsando o ar dos pulmões.
As cartilagens costais também fornecem suporte ao esterno e ajudam a proteger o coração, os pulmões e outros órgãos na cavidade torácica.