Como a vida mudou com o passar do tempo?

Da pré-vida aos microrganismos (3,5-1,5 bilhões de anos atrás)
As origens da vida estão envoltas em mistério, com hipóteses apontando para moléculas pré-bióticas e o surgimento do RNA como um fator crítico.

Procariontes (3,5-2 bilhões de anos atrás)
Os primeiros organismos celulares, conhecidos como procariontes, surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos. Essas primeiras formas de vida não possuíam organelas ligadas à membrana.

Eucariontes (2 bilhões de anos atrás)
Um salto evolutivo significativo ocorreu com o surgimento das células eucarióticas. Eles continham organelas ligadas à membrana, incluindo um núcleo que abrigava o DNA, o modelo da vida.

Multicelularidade e diversificação (1-0,5 bilhão de anos atrás)
A vida multicelular apareceu, resultando na proliferação e diversificação de organismos, preparando o terreno para ecossistemas complexos.

Explosão Cambriana (541 milhões de anos atrás)
Um período notável de rápida diversificação conhecido como explosão cambriana viu uma explosão de formas de vida complexas. Este evento marca um momento crucial na história da Terra.

Vertebrados e dinossauros (500-65 milhões de anos atrás)
Os vertebrados, incluindo os poderosos dinossauros, surgiram e conquistaram a terra e os oceanos. A idade dos dinossauros estendeu-se por mais de 160 milhões de anos até a sua extinção.

Mamíferos e evolução humana (65-presente)
Com o desaparecimento dos dinossauros, os mamíferos alcançaram o domínio. Entre eles, a linhagem humana embarcou numa notável jornada evolutiva que acabaria por dar origem ao Homo sapiens, os humanos modernos.

Civilização Humana e Avanços Tecnológicos (Últimos 12.000 Anos)
Os seres humanos estabeleceram civilizações, promoveram a agricultura e fizeram avanços tecnológicos que moldaram as nossas sociedades e alteraram a nossa relação com o ambiente.