# >> Animal de estimação > >> Pet Peixe >> peixes de alimentação
Você está certo em se perguntar por que oceanos e lagos não estão transbordando de peixes se as fêmeas colocam milhares de ovos! Eis por que isso não acontece:
* alta taxa de mortalidade: Um grande número de ovos de peixe e larvas nunca sobrevive à idade adulta. Eles se tornam alimentos para predadores (como outros peixes, pássaros e mamíferos marinhos), são varridos por correntes ou sucumbem à doença. Apenas uma pequena fração de ovos se transforma em peixes maduros.
* Recursos limitados: Mesmo que muitos peixes sobreviveram, há um limite para a comida, o espaço e outros recursos disponíveis em um ecossistema. A superlotação leva à concorrência, o que pode resultar em fome, doenças e até acidentes na população.
* Predadores naturais: Os predadores desempenham um papel crucial em manter as populações de peixes sob controle. Sem eles, as populações explodiriam e atrapalhariam o delicado equilíbrio do ecossistema.
* Fatores ambientais: As mudanças climáticas, a poluição e a destruição do habitat também podem afetar as populações de peixes, limitando sua capacidade de prosperar mesmo com a alta produção de ovos.
* ciclos de vida e padrões de desova: Nem todas as espécies de peixes estavam milhares de ovos. Alguns têm menos ovos, mas oferecem mais cuidados parentais, aumentando as chances de sobrevivência de seus filhos.
Em suma, enquanto os peixes colocam muitos ovos, uma combinação de fatores naturais como predação, recursos limitados e pressões ambientais garante que as populações permaneçam relativamente estáveis.