# >> Animal de estimação > >> Pet Peixe >> Peixes como animais de estimação
Os grandes tubarões brancos normalmente não caçam ou visam deliberadamente os humanos para se alimentar. Os humanos não fazem parte de suas presas naturais. A maioria dos ataques de tubarões a humanos não são provocados, o que significa que não são ataques intencionais com fins de predação.
Os tubarões brancos são predadores de ponta que se alimentam principalmente de focas, leões marinhos, peixes e outros mamíferos marinhos. Eles desenvolveram certas adaptações sensoriais, como o olfato apurado e a eletrorrecepção, que lhes permitem detectar presas potenciais em seu ambiente.
Quando os tubarões encontram humanos no seu território, muitas vezes é porque os confundem com outra coisa. Por exemplo, eles podem confundir a prancha de remo de um surfista com uma foca ou outra fonte de alimento. Em alguns casos, os tubarões também podem demonstrar curiosidade e investigar novos objetos, incluindo humanos, por curiosidade e não por agressão.
Os ataques de tubarões brancos a humanos são relativamente raros e os encontros fatais são ainda menos frequentes. A maioria dos ataques resulta em lesões não fatais, como lacerações e hematomas. No entanto, devido às suas poderosas mandíbulas e tamanho, os ataques de tubarão branco podem ser graves e potencialmente fatais.
Para reduzir o risco de encontros com tubarões, é importante seguir as recomendações de segurança ao nadar em áreas conhecidas por terem populações de tubarões brancos. Estas recomendações incluem evitar áreas onde estejam presentes focas ou leões marinhos, nadar em grupos e evitar o amanhecer e o anoitecer, quando os tubarões estão mais activos.