Existe uma política baleeira japonesa?

Sim, existe uma política baleeira japonesa, e a política tem dois componentes principais:o “Programa de Pesquisa Científica de Baleia”, conhecido como programas JARPA e a “caça costeira de pequeno porte” para o consumo local de baleias capturadas na costa. do Japão.

#### 1. Programa Científico de Baleia no Pacífico Norte e no Oceano Antártico (JARPA)
O Programa Baleeiro de Pesquisa Científica, também conhecido como JARPA, é conduzido sob licenças especiais emitidas pelo governo japonês. O JARPA foi projetado para coletar dados científicos sobre muitas espécies de baleias, incluindo baleias minke, baleias sei e baleias-comuns. Contudo, de acordo com o direito internacional dos mares, a investigação científica letal em animais só é permitida se outros meios não letais não forem suficientes para obter as informações necessárias.

Depois que o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) decidiu, em março de 2014, que o programa JARPA II do Japão na Antártida não se destinava a fins de investigação científica, o Japão suspendeu esse programa. No entanto, o Japão iniciou um novo programa, a Autorização Especial JARPA II, em dezembro de 2015. O governo japonês apresentou uma lista de 12 questões científicas como base científica para o programa. No entanto, a CIJ decidiu que o programa não tinha sido substancialmente modificado em relação ao programa JARPA II e decidiu em dezembro de 2021 que a continuação do programa de “caça científica às baleias” também violava o direito internacional.

#### 2. Caça Costeira de Baleias para Consumo Local
O Japão também tem um programa de caça costeira que visa as baleias minke ao longo de sua costa. O governo estabelece uma cota para o número de baleias que podem ser capturadas em cada grupo ou grupo de baleias. A carne das baleias capturadas é então vendida localmente.

No entanto, grupos conservacionistas expressaram preocupações sobre a sustentabilidade da caça costeira à baleia. Argumentam que as quotas são demasiado elevadas e que é difícil monitorizar com precisão as populações de baleias nas águas costeiras.