# >> Animal de estimação > >> Pet Peixe >> Peixes como animais de estimação
Os tubarões não são mamíferos porque não possuem várias características importantes dos mamíferos:
1. Glândulas mamárias: Os mamíferos são caracterizados pela presença de glândulas mamárias, que produzem leite para nutrir seus filhotes. Os tubarões, por outro lado, não possuem glândulas mamárias e, em vez disso, põem ovos.
2. Cabelo ou pêlo: Os mamíferos têm pêlos que proporcionam isolamento e proteção. Os tubarões, sendo peixes, não possuem cabelo nem pêlo.
3. Três ossos do ouvido médio: Os mamíferos possuem três ossos do ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) que amplificam as ondas sonoras e as transmitem ao ouvido interno. Os tubarões, por outro lado, têm uma estrutura auditiva diferente e não possuem esses três ossos do ouvido médio.
4. Sangue quente: Os mamíferos têm sangue quente, o que significa que podem manter uma temperatura corporal constante, independentemente do ambiente. Os tubarões, por outro lado, têm sangue frio, o que significa que a temperatura corporal muda com a temperatura do ambiente.
5. Diafragma: Os mamíferos possuem um diafragma, uma camada de músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal e auxilia na respiração. Os tubarões não têm diafragma e, em vez disso, dependem de um mecanismo diferente para respirar.
6. Nascido vivo: A maioria dos mamíferos dá à luz filhotes vivos, com exceção dos monotremados (ornitorrinco e equidna) que põem ovos. Os tubarões, por outro lado, põem ovos (exceto algumas espécies que dão à luz filhotes vivos).
7. Cérebro complexo e comportamento social: Os mamíferos geralmente têm cérebros complexos e exibem várias formas de comportamento social. Os tubarões, embora tenham cérebros bem desenvolvidos, carecem do mesmo nível de complexidade e interação social observados nos mamíferos.
Estas diferenças fundamentais distinguem os tubarões dos mamíferos e colocam-nos na classe Chondrichthyes, que inclui peixes cartilaginosos.