Por que o peixe cheira?

Os peixes têm um cheiro distinto por alguns motivos:

1. Óxido de trimetilamina (TMAO):
Este é um composto que os peixes produzem para ajudá -los a sobreviver no oceano. Atua como um protetor contra mudanças de pressão e temperatura, que são comuns no fundo do mar. No entanto, quando os peixes morrem, as bactérias quebram a TMAO em trimetilamina, que tem um odor forte e peixe.

2. Outros compostos voláteis:
Os peixes também contêm outros compostos voláteis que contribuem para o cheiro, incluindo amônia, dimetilamina e vários ácidos graxos. Esses compostos são produzidos como subprodutos de seu metabolismo e deterioração após a morte.

3. Muco da pele:
Os peixes têm uma camada de muco na pele que os protege de parasitas e infecções. Esse muco também pode contribuir para o cheiro de peixe, especialmente quando começa a se decompor.

4. Dieta:
A dieta de um peixe também pode afetar seu cheiro. Por exemplo, peixes que comem muitas algas ou plâncton podem ter um cheiro mais terroso ou gramado.

5. Manuseio e armazenamento:
A maneira como os peixes são manuseados e armazenados também pode afetar seu cheiro. Se os peixes não forem adequadamente limpos e armazenados, poderão desenvolver um odor forte e desagradável.

é importante lembrar que:

* peixe fresco tem um cheiro suave e agradável. O cheiro mais forte e de peixe está mais associado a peixes que começaram a estragar.
* O cheiro de peixe é uma parte natural de sua biologia. Não é necessariamente um indicador de má qualidade, especialmente quando é suave.

Se você não tiver certeza sobre o frescor dos peixes, é sempre melhor errar por cautela e evitar comprá -lo.