# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Saúde dos peixes
É completamente natural sentir -se triste quando um animal de estimação morre, até um peixe. É uma perda, e a tristeza faz parte do processo de cura. Aqui estão algumas maneiras de lidar com a tristeza e encontrar um pouco de paz depois de enterrar seu peixe:
Reconheça seus sentimentos: Não tente ignorar ou suprimir sua tristeza. Permita -se sentir isso. Fale sobre isso com um amigo, membro da família ou escreva em um diário.
Lembre -se dos bons tempos: Concentre -se nas memórias felizes que você tem do seu peixe. Pense na alegria que isso trouxe, nos momentos engraçados e no tempo que você passou cuidando disso.
Recomenda a experiência: Lembre -se de que seu peixe teve uma vida boa por causa de seus cuidados. Você deu um lar amoroso e uma chance de experimentar a felicidade. Você era um bom pai de animais de estimação.
Considere memorizar seu peixe: Você pode criar um pequeno memorial, como um desenho simples ou uma rocha com seu nome.
Cuide -se: Certifique -se de comer bem, dormir o suficiente e fazer coisas que fazem você se sentir bem.
Dê a si mesmo tempo: O luto é um processo e leva tempo para curar. Seja paciente consigo mesmo e saiba que não há problema em se sentir triste.
Pense em conseguir outro peixe no futuro: Se você estiver pronto, considere acolher um novo peixe em sua vida. Mas não se apresse, e lembre -se de que cada peixe será único.
É importante descobrir o que funciona melhor para você durante esse período. Não há maneira certa ou errada de sofrer. Seja gentil consigo mesmo e lembre -se de que você não está sozinho.