# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Tanques de peixes
Existem várias razões pelas quais as plantas em um lago podem ser encontradas perto da superfície.
* Luz. As plantas precisam de luz para fotossintetizar, e a quantidade de luz disponível diminui à medida que você se aprofunda na água. Isso ocorre porque a água absorve luz, e quanto mais água houver entre a planta e a superfície, menos luz a planta receberá.
* Temperatura. A temperatura da água em uma lagoa pode variar significativamente da superfície ao fundo. Em geral, a água é mais quente perto da superfície e mais fria perto do fundo. Isso ocorre porque o calor do sol é absorvido pela superfície da água. As plantas que preferem água mais quente tendem a crescer perto da superfície, enquanto as plantas que preferem água mais fria tendem a crescer perto do fundo.
* Nutrientes. Os nutrientes são essenciais para o crescimento das plantas e a quantidade de nutrientes disponíveis em um tanque pode variar da superfície ao fundo. Em geral, a água é mais rica em nutrientes perto da superfície. Isso ocorre porque os nutrientes são frequentemente adicionados à lagoa vindos da atmosfera e tendem a afundar com o tempo. As plantas que necessitam de mais nutrientes tenderão a crescer perto da superfície, enquanto as plantas que requerem menos nutrientes tenderão a crescer perto do fundo.
* Oxigênio. O oxigênio é essencial para o crescimento das plantas e a quantidade de oxigênio disponível em um lago pode variar da superfície ao fundo. Em geral, a água é mais rica em oxigênio perto da superfície. Isso ocorre porque o oxigênio é absorvido da atmosfera e tende a afundar com o tempo. As plantas que necessitam de mais oxigênio tenderão a crescer perto da superfície, enquanto as plantas que requerem menos oxigênio tenderão a crescer perto do fundo.
Além destes factores, a distribuição das plantas num tanque também pode ser influenciada pelo tipo de tanque, pelo tamanho do tanque e pelo ambiente circundante.