Aqui estão três exemplos de como as barbatanas de peixe os ajudam a sobreviver:
1. movimento e manobrabilidade: As barbatanas são os principais meios de propulsão para a maioria dos peixes.
* caudal Fin (cauda): Fornece impulso para o movimento avançado. Formas diferentes permitem velocidades e agilidade variadas.
* barbatanas peitorais (nas laterais): Ajuda com a direção, a frenagem e a manutenção do equilíbrio. Alguns peixes os usam para "caminhar" no fundo.
* barbatanas pélvicas (perto da barriga): Auxiliar também com a direção e a estabilidade.
2. defesa e fuga: As barbatanas podem ser usadas defensivamente.
* espinhos: Alguns peixes têm espinhos afiados em suas barbatanas, que podem usar para impedir os predadores. Por exemplo, o peixe -escorpião tem espinhos venenosos.
* retalho e dardo: Movimentos rápidos de barbatanas peitorais ajudam alguns peixes a se afastar rapidamente do perigo, como no caso do peixe chato.
3. camuflagem e atração:
* barbatanas para misturar: Alguns peixes têm barbatanas que se assemelham a algas marinhas ou outros objetos para ajudá -los a se misturar com o ambiente.
* barbatanas para se exibir: Madas coloridas e elaboradas podem ser usadas para atrair parceiros durante as exibições de namoro.
Estes são apenas alguns exemplos de como as barbatanas ajudam os peixes a sobreviver. Existem muitas outras maneiras pelas quais as barbatanas são usadas, dependendo da espécie e de seu habitat!