Por que a água dá som escaldante quando derramado em um navio extremamente quente?

O som escaldante ou estilante ocorre quando a água é subitamente adicionada a um navio extremamente quente, é por causa de um processo chamado efeito Leidenfrost. Quando uma gota de água é adicionada a um recipiente quente, ela imediatamente começa a vaporizar em contato com a superfície quente, criando uma camada de vapor de água que circunda a gota de água. Essa camada de vapor de água atua como uma barreira entre a gota de água e a superfície quente, impedindo que a água esfrie e diminua a velocidade da taxa de vaporização.

Devido à barreira do vapor, a gota de água flutua ou "levita" em uma almofada de vapor de água. É por isso que a queda não se espalha na superfície quente e mantém sua forma por um curto período de tempo. A gota de água pode até saltar na embarcação, pois salta na camada de vapor de água.

Durante esse processo, o vapor de água se expande rapidamente e empurra o ar ao redor da gota de água. A colisão entre o vapor de água em expansão e as moléculas de ar causa as ondas sonoras que ouvimos como o som escaldante ou estampado. O som também é influenciado pelo tamanho da gota de água, pelo calor do vaso e pelas propriedades do líquido.

À medida que cada vez mais gotículas de água caem no navio, eles se juntam e, eventualmente, formam uma camada contínua de vapor embaixo de todo o corpo de água. Quando isso acontece, o som do estalo diminui e a água começa a ferver e evaporar da maneira mais usual.

O efeito Leidenfrost não se limita apenas à água, mas também pode ocorrer com outros líquidos, dependendo do ponto de ebulição e da temperatura da superfície quente.