# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Peixes de água doce
1. Excedente de pesca
A sobrepesca é a maior ameaça para as populações de peixes em todo o mundo. A pressão de pesca aumentou dramaticamente nas últimas décadas, graças aos avanços na tecnologia de pesca e à crescente demanda global por frutos do mar. Como resultado, muitas populações de peixes agora estão esgotadas e algumas estão à beira do colapso.
2. Perda de habitat
A perda de habitat é outro fator importante que contribui para o declínio das populações de peixes. À medida que as populações humanas crescem e se desenvolvem, mais e mais terras estão sendo convertidas para uso humano, como moradia, agricultura e indústria. Esse processo destrói os habitats de peixes, como recifes de coral, florestas de mangue e camas de ervas marinhas, que fornecem alimentos, abrigo e criadouros para peixes.
3. Poluição
A poluição de atividades humanas, como esgoto, escoamento agrícola e descargas industriais, também pode prejudicar as populações de peixes. A poluição pode contaminar a água, tornando -a insegura para o peixe morar e também pode matar peixes diretamente envenenando -os.
4. Mudança climática
As mudanças climáticas também estão tendo um impacto negativo nas populações de peixes. O aumento da temperatura da água está fazendo com que algumas espécies de peixes se mudem para novas áreas, enquanto outras estão morrendo completamente. Mudanças nas correntes oceânicas e padrões climáticos também podem interromper a migração e a desova dos peixes, dificultando a reprodução.
5. Bycatch
Bycatch é a captura acidental de espécies não alvo por equipamentos de pesca. A Bycatch pode matar milhões de peixes a cada ano, incluindo golfinhos, botos, tartarugas marinhas e tubarões. O ByCatch também pode danificar os habitats de peixes e atrapalhar a cadeia alimentar.
6. Doença
A doença é outra ameaça às populações de peixes. Algumas doenças, como piolhos do mar e septicemia hemorrágica viral (VHS), podem matar um grande número de peixes. As doenças também podem se espalhar de uma população de peixes para outra, dificultando o controle.