O que acontece com as lamelas e os filamentos quando o peixe está sem água?

Quando o peixe está sem água, as lamelas e os filamentos de suas brânquias entram em colapso. Isso ocorre porque as brânquias são projetadas para funcionar em um ambiente aquático e, quando são expostas ao ar, elas não conseguem mais funcionar corretamente. O colapso das lamelas e filamentos impede que os peixes extraem oxigênio do ar, o que pode levar à morte.

Além do colapso das lamelas e filamentos, os peixes fora da água também experimentam várias outras mudanças fisiológicas. Essas mudanças incluem:

* Aumento da produção de muco: Os peixes produzem muco para proteger suas brânquias contra danos. Quando estão sem água, produzem ainda mais muco na tentativa de manter suas brânquias úmidas. Isso pode dificultar a respiração e também pode obstruir sua visão.
* desconforto respiratório: Os peixes fora da água experimentam sofrimento respiratório porque não conseguem extrair oxigênio do ar. Isso pode fazer com que eles ofegem o ar e exibam outros sinais de angústia, como respiração rápida e queima das brânquias.
* falência de órgãos: Se um peixe estiver sem água por um longo período de tempo, pode experimentar a falha de órgãos. Isso ocorre porque a falta de oxigênio pode danificar os órgãos e tecidos do peixe. A falência de órgãos pode levar à morte.

Os peixes são capazes de sobreviver fora da água por um curto período de tempo, mas acabarão morrendo se não forem devolvidos à água. Quanto mais um peixe estiver sem água, mais graves os danos às suas brânquias e outros órgãos serão.