O que é um peixe que está morando de fundo?

Os peixes que habitam o fundo, também conhecidos como peixes demersal, são aqueles que vivem e se alimentam do fundo ou perto de corpos de água, como oceanos, lagos e rios. Esses peixes são adaptados à vida no fundo e geralmente têm características e comportamentos físicos especializados que os ajudam a prosperar nesse ambiente.

Características do peixe morando de fundo:

1. forma do corpo:
Os peixes que habitam inferior normalmente têm corpos ou barrigas achatados que lhes permitem descansar confortavelmente no substrato. Suas formas do corpo os ajudam a manter a estabilidade e navegar pelo terreno muitas vezes irregular no fundo.

2. barbatanas:
Muitos peixes que residem de fundo têm barbatanas peitorais e pélvicas bem desenvolvidas que eles usam para equilibrar e se mover ao longo do fundo. Essas barbatanas ajudam na estabilidade e manobrabilidade em espaços apertados e perto do substrato.

3. Posição da boca:
Muitos peixes que residem no fundo têm bocas que são posicionadas para baixo ou inferior. Essa adaptação permite que eles se alimentem facilmente de presas bentônicas localizadas no fundo sem precisar nadar na vertical.

4. órgãos dos sentidos:
Os peixes que habitam o fundo geralmente têm órgãos sensoriais bem desenvolvidos, como barbais sensíveis ou brotos do paladar, para detectar alimentos e obstáculos no ambiente escuro próximo ao fundo.

5. Coloração :
Os peixes que habitam inferior podem ter vários padrões de camuflagem ou cores escuras que os ajudam a se misturar com o substrato e evitar predadores.

Exemplos:

Alguns exemplos bem conhecidos de peixes que residem no fundo incluem:

- Peixe-gato
- Linguado
- Linguado
- COD
- Único
- Stonefish
- pescador
- Sea Robin
- Tilapia
- Scorpionfish

Os peixes habitacionais de fundo desempenham papéis essenciais nos ecossistemas marinhos. Eles se alimentam de invertebrados e peixes menores, ajudando a controlar suas populações. Por sua vez, eles próprios servem de presa para predadores maiores, incluindo peixes carnívoros, mamíferos marinhos e aves marinhas. A presença e a diversidade de peixes que residem no fundo são indicadores -chave da saúde e produtividade dos ecossistemas aquáticos.