Os grandes tubarões brancos vivem no mar de Marmara?

Sabe -se que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) habitam várias partes dos oceanos do mundo, mas não são conhecidos por estarem presentes no mar de Marmara. O Mar de Marmara é um corpo de água relativamente pequeno e fechado localizado entre os mares do mar Egeu e Black. Embora tenha havido avistamentos isolados de grandes tubarões brancos nos mares do Mediterrâneo e Negro, não há evidências deles estabelecendo uma população estável no mar de Marmara.

Grandes tubarões brancos preferem ambientes de oceano aberto e são comumente encontrados em águas costeiras, prateleiras continentais e perto das ilhas oceânicas. Eles são conhecidos por fazer migrações longas e podem ser encontradas em águas temperadas e quentes. No entanto, as características únicas do mar de Marmara o tornam menos adequado para grandes tubarões brancos em comparação com seus habitats preferidos.

Fatores como profundidade limitada da água, altas atividades humanas e a mistura de água salgada e água doce no mar de Marmara influenciam a distribuição de espécies marinhas. A profundidade máxima do mar de Marmara é de cerca de 1.350 metros (4.430 pés), o que é relativamente superficial em comparação com as profundezas que grandes tubarões brancos são conhecidos por habitar. Além disso, a presença de atividades humanas significativas, incluindo pesca comercial, rotas de remessa e desenvolvimento costeiro, pode impedir grandes tubarões brancos de estabelecer uma presença na região.

Embora seja possível que grandes tubarões brancos individuais possam ocasionalmente entrar no mar de Marmara, essas ocorrências provavelmente seriam transitórias e não indicativas de uma população permanente. A ausência de avistamentos regulares, registros históricos e estudos científicos confirmando sua presença indica que grandes tubarões brancos não são considerados uma espécie comum ou residente no mar de Marmara.