# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Tipos de peixes
Nem todos os táxons diferentes são verdadeiros clados. Um clado é um grupo monofilético, o que significa que inclui um ancestral e todos os seus descendentes. Todos os táxons são grupos de organismos, mas nem todos são monofiléticos. Alguns táxons são parafiléticos, o que significa que incluem um ancestral e outros, mas não todos, de seus descendentes. Outros táxons são polifiléticos, o que significa que eles incluem organismos de vários ancestrais diferentes.
Por exemplo, o táxon "mamíferos" é um verdadeiro clado. Inclui o ancestral de todos os mamíferos e todos os seus descendentes. O táxon "répteis" é um grupo parafilético. Inclui o ancestral de todos os répteis e alguns, mas não todos, de seus descendentes. Os pássaros são excluídos deste grupo, apesar de evoluirem dos ancestrais reptilianos. O táxon "invertebrados" é um grupo polifilético. Inclui organismos de vários ancestrais diferentes. Inclui todos os animais que não são vertebrados.
É importante distinguir entre táxons monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos porque eles têm implicações diferentes para nossa compreensão da história evolutiva. Os táxons monofiléticos representam grupos de organismos que compartilham um ancestral comum e têm uma história evolutiva única. Os táxons parafiléticos e polifiléticos não representam grupos de organismos que compartilham um ancestral comum e têm uma história evolutiva única.