# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Tipos de peixes
Os tubarões são peixes, mas não há peixe de tubarão masculino. Os tubarões se reproduzem sexualmente, mas não têm gêneros masculinos e femininos distintos. Em vez disso, eles têm órgãos reprodutivos masculinos e femininos e podem mudar seu sexo, dependendo das circunstâncias. Esse processo é chamado de hermafroditismo sequencial.
A maioria das espécies de tubarões é gonocorística, o que significa que elas têm indivíduos masculinos e femininos separados. No entanto, algumas espécies de tubarões são hermafrodíticas, o que significa que elas têm órgãos reprodutivos masculinos e femininos. Nessas espécies, o sexo de um indivíduo é determinado por fatores ambientais, como a temperatura da água.
Nas espécies de tubarões gonocorísticos, os machos têm um par de clasgers, que são barbatanas pélvicas modificadas que são usadas para transferir espermatozóides para a fêmea durante o acasalamento. As fêmeas têm um par de ovidutos, que são tubos que transportam ovos dos ovários para o útero.
Nas espécies de tubarões hermafrodíticos, os indivíduos têm claspers e ovidutos. O sexo de um indivíduo é determinado pelo tamanho dos clasgers e ovidutos. Se os claspers forem maiores, o indivíduo é masculino. Se os ovidutos são maiores, o indivíduo é feminino.
O hermafroditismo seqüencial é uma estratégia reprodutiva que permite que as populações de tubarões se adaptem às mudanças nas condições ambientais. Por exemplo, se houver mais homens em uma população, algumas das fêmeas podem mudar seu sexo para o sexo masculino, a fim de aumentar as chances de reprodução.