# >> Animal de estimação > >> Pet Peixe >> Tipos de Peixe
Se os peixes pertenciam à classe Agnatha, eles ficariam muito diferentes dos peixes que vemos hoje. Aqui está o porquê:
agnatha é uma classe de peixes sem mandíbula, que são considerados os vertebrados mais primitivos. Eles têm várias características importantes que os distinguem de outros grupos de peixes:
* sem mandíbulas: Como o nome sugere, Agnatha não tem mandíbulas. Isso significa que eles não podem morder ou mastigar sua comida. Em vez disso, eles têm uma boca circular e chupando com fileiras de estruturas semelhantes a dentes chamadas "papilas orais" para se alimentar.
* nenhuma barbatana emparelhada: Agnatha também não possui barbatanas emparelhadas, como barbatanas peitorais e pélvicas, encontradas em peixes mais avançados. Eles têm uma única barbatana mediana que corre pelas costas, chamada de barbatana dorsal.
* esqueleto cartilaginoso: Seu esqueleto é feito de cartilagem, que é um material mais flexível que o osso. Isso torna seus corpos menos rígidos e mais simplificados para nadar.
* cérebro simples: O cérebro também é relativamente simples em comparação com outros vertebrados.
* sem escalas: A maioria dos agnathans não possui escalas, embora algumas espécies tenham pequenas escalas semelhantes a dentes.
Exemplos de agnatha moderna:
* lampreias: Esses peixes em forma de enguia têm uma boca semelhante a um otário com dentes arrasadores para se alimentar.
* Hagfish: São peixes estranhos e produtores de lodo que são catadores. Eles têm um método de alimentação único, onde se enterram na carne de peixes mortos ou moribundos.
Como seria o peixe se fosse agnatha:
Se todos os peixes fossem agnatha, provavelmente seriam muito mais parecidos com lampreias e peixes -peixes. Eles teriam corpos alongados e simplificados, sem barbatanas emparelhadas, uma boca semelhante a um otário com estruturas semelhantes a dentes e um esqueleto cartilaginoso. Eles também provavelmente seriam mais primitivos em sua estrutura cerebral e anatomia interna.
No entanto, é importante lembrar que este é apenas um cenário hipotético. A evolução é um processo complexo e imprevisível, por isso é impossível dizer com certeza como seria o peixe se todos pertenciam a Agnatha.