respiração em chimpanzés
Os chimpanzés, como humanos, são mamíferos que respiram ar através de seus pulmões. Eles possuem sistemas respiratórios semelhantes, consistindo em vários componentes -chave que facilitam a troca de oxigênio e dióxido de carbono. Aqui está uma explicação detalhada de como os chimpanzés fazem respiração:
1. Inalação :
- contração do diafragma :Quando um chimpanzé inala, seu diafragma, um músculo em forma de cúpula localizado na base da cavidade torácica, se contrai. Esse movimento aumenta o volume da cavidade torácica (cavidade torácica).
- expansão da caixa torácica :À medida que o diafragma se contrai, a caixa torácica se expande para fora e para cima devido à contração dos músculos intercostais (músculos entre as costelas). Isso aumenta ainda mais a cavidade torácica.
- ingestão de ar :A expansão da cavidade torácica cria uma pressão negativa, desenhando ar para os pulmões. O ar inalado entra pela boca e nariz, passa pela faringe, laringe (caixa de voz) e traquéia.
2. Troca gasosa nos pulmões :
- bronchi e bronquíolos :A traquéia se divide em dois brônquios, um que leva a cada pulmão. Dentro dos pulmões, o ramo de Bronchi ainda mais em bronquíolos menores, que penetram profundamente no tecido pulmonar.
- alveoli :Os bronquíolos terminam em pequenos sacos de ar chamados alvéolos. Os alvéolos estão alinhados com capilares, que são pequenos vasos sanguíneos.
- absorção de oxigênio :Oxigênio do ar inalado se difunde através das paredes finas dos alvéolos nos capilares. A proteína hemoglobina nos glóbulos vermelhos carrega o oxigênio absorvido por todo o corpo.
- liberação de dióxido de carbono :Dióxido de carbono, um produto residual da respiração celular, difunde dos capilares de volta aos alvéolos.
3. Exalação :
- relaxamento do diafragma :Quando um chimpanzé exala, o diafragma relaxa e se move para cima, reduzindo o volume da cavidade torácica.
- movimento da caixa torácica :Os músculos intercostais também relaxam, fazendo com que a caixa torácica se move para dentro e para baixo.
- Expulsão de ar :A redução no volume torácico gera pressão positiva dentro dos pulmões, empurrando o ar velho para fora. O ar sai através dos bronquíolos, brônquicos, traquéia, laringe e nariz ou boca.
Pontos adicionais:
- Os chimpanzés têm uma frequência respiratória mais alta em comparação aos seres humanos. Sua taxa de respiração média varia de 15 a 30 respirações por minuto, enquanto os seres humanos geralmente têm uma taxa de 12 a 18 respirações por minuto.
- Os chimpanzés usam o diafragma e os músculos intercostais durante a respiração, garantindo a respiração eficiente.
- Como os humanos, os chimpanzés podem controlar voluntariamente sua taxa de respiração e profundidade até certo ponto. Por exemplo, eles podem aumentar sua frequência respiratória durante o esforço físico ou prender a respiração por curtos períodos.
Compreender o sistema respiratório dos chimpanzés fornece informações sobre as semelhanças fisiológicas entre primatas, incluindo seres humanos. Ao estudar esses parentes evolutivos, os cientistas podem obter um conhecimento valioso sobre biologia respiratória e fisiologia comparativa.