# >> Animal de estimação > >> pet Substituições >> bichinhos de pelúcia
As criaturas que vivem em rochas variam muito, dependendo do tipo de rocha, sua localização (terra, água etc.) e do ambiente circundante. Aqui estão alguns exemplos:
terra:
* insetos: Muitos insetos como formigas, besouros, aranhas e gafanhotos podem ser encontrados vivendo em rochas ou em suas superfícies.
* répteis: Lagartos, cobras e tartarugas costumam usar pedras para abrigo, aproveitar e colocar ovos.
* pássaros: Os pássaros podem usar pedras para nidificar, empoleirar -se ou arranhar para comida.
* mamíferos: Pequenos mamíferos como roedores, coelhos e esquilos podem se abrigar sob pedras ou usá -los para forragear.
* Mosses e líquenes: Essas plantas podem crescer em rochas, especialmente em ambientes úmidos.
* Outros invertebrados: Você pode encontrar caracóis, lesmas, minhocas e milípedes em torno de rochas.
Água:
* Vida marinha: Rochas no oceano fornecem habitat para uma grande variedade de criaturas marinhas, como cracas, mexilhões, anêmonas do mar, estrelas do mar, ouriços do mar, caranguejos e peixes.
* Vida na água doce: Rochas em rios e lagos abrigam algas, insetos, caracóis, amêijoas, lagostins e peixes.
Tipos específicos de rochas:
* recifes de coral: Estes são um tipo de rocha feita de esqueletos de carbonato de cálcio dos corais. Eles apóiam uma tremenda diversidade de vida, incluindo peixes, invertebrados e tartarugas marinhas.
* rochas vulcânicas: Essas rochas são frequentemente colonizadas por espécies pioneiras como líquenes, que quebram a rocha e criam o solo para que outras plantas cresçam.
Geral:
As rochas são uma parte diversa e importante do meio ambiente, fornecendo habitat para uma ampla variedade de criaturas. As criaturas específicas que vivem em uma rocha dependerão das condições únicas de sua localização.