Do que Tarsiers evoluiu?

Os parentes evolutivos mais próximos dos Tarsiers são os primatas antropóides (isto é, macacos, macacos e humanos). Acredita-se que tarsiers e antropóides evoluíram de um ancestral comum que provavelmente era um pequeno mamífero que morava nas florestas do sudeste da Ásia cerca de 55-60 milhões de anos atrás. Este ancestral comum é conhecido como plesiadapiforme.

Com o tempo, tarsiers e antropóides começaram a divergir em seus caminhos evolutivos. Os Tarsiers mantiveram seu tamanho pequeno e muitas das características primitivas de seus ancestrais Plesiadapiformes. Os antropóides, por outro lado, foram submetidos a mudanças evolutivas significativas que levaram ao desenvolvimento de cérebros maiores, bipedalismo e outras características características de macacos, macacos e humanos.

Apesar dessas diferenças, tarsiers e antropóides compartilham uma herança evolutiva comum. Estudos genéticos sugerem que os tarsiers estão mais intimamente relacionados a antropóides do que com outros primatas, como lêmures e lorises. Essa ascendência compartilhada explica algumas das semelhanças que podem ser observadas entre tarsiers e antropóides, como suas mãos e pés de agarrar e sua capacidade de ver em cores.