# >> Animal de estimação > >> Répteis, Roedores Pequenos Animais >> gerbils
Quando você usa salto alto, o peso do seu corpo é transferido para a frente, sobre a planta dos pés. Isso coloca muita pressão sobre os ossos metatarsais, que são os ossos longos que vão dos dedos dos pés até o meio do pé. Essa pressão pode causar inflamação nos ligamentos e tendões que sustentam os ossos metatarsais, causando dor e inchaço.
Além disso, a posição não natural do pé nos saltos altos também pode causar o encurtamento dos músculos e tendões dos músculos da panturrilha, o que também pode causar dor.
Por fim, a falta de amortecimento no salto alto também pode contribuir para dores nos pés. Ao caminhar, seus pés absorvem o impacto de cada passo. Este impacto pode ser agravado pela superfície dura e inflexível dos saltos altos, o que pode aumentar ainda mais a dor e o desconforto.
Para reduzir o risco de dor e lesões, é importante limitar o tempo que você passa usando salto alto. Você também deve escolher saltos altos com biqueira larga e salto baixo. Além disso, você pode usar inserções de gel ou almofadas para ajudar a absorver o choque e reduzir a pressão na planta dos pés.