# >> Animal de estimação > >> Répteis, Roedores Pequenos Animais >> gerbils
Os gerbilos podem desenvolver grandes inchaços repentinos por vários motivos. Isso pode incluir:
Abscessos: Os abscessos são sacos cheios de líquido que se formam quando bactérias ou corpos estranhos ficam presos nos tecidos. Podem ser causadas por lesões, como mordidas ou arranhões de outros animais, ou por infecções internas. Os abscessos podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comumente encontrados na cabeça, pescoço ou nádega dos gerbos.
Tumores: Tumores são crescimentos de tecido anormal que podem ser benignos ou malignos (cancerosos). Os gerbilos podem desenvolver uma variedade de tumores, incluindo tumores de pele, tumores da glândula mamária e tumores da glândula adrenal.
Hérnias: As hérnias ocorrem quando um órgão ou tecido se projeta através de uma área enfraquecida do músculo ou fáscia. As hérnias inguinais, que ocorrem na região da virilha, são o tipo mais comum de hérnia em gerbilos.
Hidrocefalia: A hidrocefalia é uma condição na qual há acúmulo de líquido no cérebro. Isso pode causar o aumento da cabeça e causar uma variedade de problemas neurológicos.
Bumblefoot: Bumblefoot é uma condição que causa inflamação e inchaço dos pés. É causada por úlceras de pressão ou lesões nos pés.
Se você notar um grande caroço repentino no corpo do seu gerbil, é importante levá-lo ao veterinário para determinar a causa e obter o tratamento adequado.