# >> Animal de estimação > >> Répteis, Roedores Pequenos Animais >> gerbils
Guano é formado a partir dos excrementos acumulados de aves marinhas ou morcegos. É um fertilizante natural rico em nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. As aves marinhas e os morcegos se reúnem em grandes colônias, e seus excrementos se acumulam com o tempo, formando depósitos espessos de Guano.
O processo de formação de Guano começa com os pássaros ou morcegos que consomem peixes, insetos ou frutas. Ao digerir seus alimentos, os nutrientes são absorvidos em seus corpos e os resíduos são excretados como guano. O Guano cai no chão ou se acumula em bordas e fendas nas colônias. Com o tempo, o Guano se acumula, formando camadas espessas que podem atingir profundidades de vários metros.
Guano é altamente valorizado como fertilizante devido ao seu alto teor de nutrientes. É frequentemente usado na agricultura e jardinagem orgânica para fornecer nutrientes essenciais para as plantas. No entanto, devido à super-exploração de depósitos de Guano no passado, algumas áreas de produção de guano se esgotaram, levando a esforços de conservação para proteger esses recursos valiosos.