De que é a composição química do Guar e de que planta ela vem?

Composição química

A goma de guar é um galactomanno, um polissacarídeo que consiste em uma cadeia linear de unidades de manose com galhos laterais de galactose. A razão manose:galactose na goma de guar é tipicamente 2:1. A goma de guar também contém pequenas quantidades de proteínas, lipídios e cinzas.

Fonte da planta

A goma de guar é derivada do feijão de guar, também conhecido como feijão de cluster ou feijão indiano (_cymopsis tetragogonoloba_), uma planta na família Fabaceae. O feijão de guar é uma leguminosa nativa do subcontinente indiano e é amplamente cultivada na Índia, Paquistão e África. O feijão de guar é uma planta anual que pode crescer até 2 metros de altura. Os feijões estão contidos em vagens com 5 a 10 cm de comprimento.

Extração

A goma de guar é extraída do endosperma do feijão de guar. Os feijões são primeiro destacados e depois moídos para produzir um pó grosso. O pó é então misturado com água para formar uma pasta, que é aquecida e centrifugada para separar a goma de guar dos outros componentes do feijão. A goma de guar é então seca e moída para produzir um pó fino.