# >> Animal de estimação > >> Répteis, Roedores Pequenos Animais >> Cobaias
Sim, é possível para dois porquinhos-da-índia de cabelos curtos produzir filhotes de cabelos compridos.
Aqui está o porquê:
* genética: O comprimento do revestimento da cobaia é determinado por um único gene com vários alelos. Um alelo codifica cabelos curtos, enquanto outro alelo codifica cabelos longos.
* dominante e recessivo: O alelo de cabelo curto é dominante, o que significa que, mesmo que um porquinho da Índia tenha um alelo de cabelo curto e um alelo de cabelo longo, eles ainda terão cabelos curtos. O alelo de cabelo longo é recessivo. Isso significa que um porquinho -da -índia deve ter dois alelos longos para os cabelos para realmente ter cabelos compridos.
* traços ocultos: Mesmo que ambos os pais tivessem cabelos curtos, eles poderiam carregar um alelo de cabelo longo. Se ambos passarem pelo alelo de cabelos compridos para seus filhos, essa prole terá cabelos longos.
para ilustrar:
* Pai 1:Cabelo curto (SS) - possui um alelo (s) curto (s) e um (s) alelo (s) de cabelo longo (s)
* Pai 2:Cabelo curto (SS) - Também possui um alelo (s) curto (s) e um (s) alelo (s) de cabelo longo (s)
Se os dois passarem os alelos de seus recessivos para seus filhos, a prole terá o genótipo 'SS' e será de cabelos compridos.
Portanto, mesmo que ambos os pais tenham cabelos curtos, eles ainda podem produzir filhos de cabelos compridos se os dois carregarem o alelo de cabelo longo recessivo.