# >> Animal de estimação > >> Répteis, Roedores Pequenos Animais >> Cobaias
Os filhotes de porquinhos -da -índia dependem de suas mães nas primeiras semanas de suas vidas. Veja como eles normalmente reagem quando separados:
nas primeiras semanas:
* angústia e ansiedade: Os filhotes de porquinhos -da -índia provavelmente ficarão muito angustiados quando separados de sua mãe. Eles vão chorar, chiar e mostrar sinais de ansiedade como ritmo e esconder -se. Esse é um comportamento normal, pois eles dependem completamente de sua mãe para calor, comida e proteção.
* Dificuldade em regulação da temperatura: Os filhotes de porquinhos -da -índia não podem regular muito bem sua própria temperatura corporal e confiarem no calor de sua mãe. A separação pode deixá -los frios, especialmente se ainda forem muito jovens.
* Falta de necessidades nutricionais: Os filhotes de porquinhos -da -índia dependem inteiramente do leite de sua mãe para alimentar. Estar separado de sua mãe significa que eles não serão capazes de obter os nutrientes de que precisam.
depois de algumas semanas:
* Aumento da independência: À medida que os filhotes de cobaias envelhecem (cerca de 3-4 semanas), eles se tornam mais independentes e menos dependentes de suas mães. Eles ainda podem buscar o conforto e a atenção de sua mãe, mas terão menos probabilidade de mostrar extremo angústia.
* Aprendendo a socializar: Os filhotes de porquinhos -da -índia, separados de suas mães, precisam aprender a socializar com outros porquinhos -da -índia. As introduções e a socialização adequadas são cruciais para impedir a agressão futura e o combate.
é importante observar:
* Separação precoce: A separação de filhotes de porquinhos-da-índia de suas mães muito cedo (antes de ter 3-4 semanas de idade) pode ser muito prejudicial à sua saúde e desenvolvimento. Pode levar a:
* problemas de saúde: Eles podem ter problemas para regular a temperatura corporal, não têm nutrientes adequados e se tornam mais suscetíveis a doenças.
* Problemas comportamentais: Eles podem ser mais ansiosos, com medo e propensos a agressões no futuro.
* Separação repentina: Se você precisar separar um filhote de porquinho -da -índia de sua mãe, é melhor fazê -lo gradualmente. Apresente o filhote ao seu novo ambiente lentamente e forneça um espaço seguro e confortável.
Se você está pensando em separar um filhote de porquinho -da -índia de sua mãe, é sempre melhor consultar um veterinário ou um criador de porquinhos da cobaia experiente. Eles podem fornecer conselhos especializados com base em sua situação específica.