Tamanho: As abelhas da madeira são abelhas relativamente grandes, variando de 12 a 25 mm de comprimento.
Cor: As abelhas da madeira são tipicamente pretas, marrons ou azuis ou verdes metálicas. Algumas espécies podem apresentar manchas amarelas ou brancas no corpo.
Forma corporal: As abelhas da madeira têm corpos robustos com cabeças largas e antenas relativamente curtas. Suas asas são longas e transparentes, e seus corpos são cobertos por pêlos finos que lhes conferem uma aparência difusa.
Pernas: As abelhas da madeira têm pernas longas e fortes, adaptadas para agarrar-se à madeira e outras superfícies. Suas patas traseiras são particularmente bem desenvolvidas e são usadas para transportar pólen e néctar.
Comportamento de aninhamento: As abelhas da madeira são abelhas solitárias, o que significa que não vivem em colônias como as abelhas ou zangões. Em vez disso, cada abelha fêmea constrói seu próprio ninho, normalmente em uma toca na madeira. Os ninhos são revestidos com fibras de madeira mastigadas e pólen, e a abelha fêmea põe seus ovos nas células do ninho.
Polinização: As abelhas madeireiras são importantes polinizadores de uma grande variedade de plantas, incluindo muitas flores silvestres e árvores. São polinizadores particularmente eficazes de plantas com flores grandes e vistosas que produzem grandes quantidades de néctar.