Como acalmar um lagarto do stress

O estresse pode ser um problema sério para os lagartos em cativeiro , fazendo com que o aumento da susceptibilidade à doença , anorexia, déficit de crescimento ou raça e , no pior dos casos , a morte. Os sintomas variam entre as espécies , mas incluem comportamentos defensivos , como morder, assobio ou tail- flagelação , fechado ou olhos fundos , mais escura do que cores típicas e anorexia. Se você é incapaz de diminuir o stress do lagarto dentro de poucos dias , uma viagem para o veterinário está em ordem. Ajuste Habitat

Muitas vezes, um lagarto vai ficar estressado porque o seu ambiente cativo é deficiente em alguma área . Certifique-se a faixa de temperatura , iluminação, substrato e tamanho da gaiola são apropriados para a espécie. Em muitos casos , o ajuste desses parâmetros é tudo que é necessário para aliviar o stress.
Remover Cagemates

Embora existam exceções, a maioria dos lagartos levam vidas solitárias e devem ser alojados isoladamente , exceto para ensaios de melhoramento genético. Coabitantes pode monopolizar os recursos , disseminaram doenças e sutilmente intimidar o outro. O estresse causado por cagemates pode ser letal para algumas espécies , nomeadamente camaleões ( Chamaeleo sp . ) , E nunca deve ser tentada. Dragões barbudos ( Pogona vitticeps ), lagartixas leopardo ( Eublepharis macularius ) e algumas outras espécies podem ser mantidos com sucesso em grupos de harém -like de um macho adulto e várias fêmeas adultas. Nestes casos , é importante estar alerta aos sinais de estresse e imediatamente separar animais estressados ​​do grupo .
Reduzir o manuseamento

Para um lagarto ingênua, você é um predador. Enquanto alguns lagartos de estimação , com o tempo , saber que você não é uma ameaça, outras espécies sempre associá-lo com o perigo. Animais como monitores do Nilo ( Varanus niloticus) , camaleões e lagartixas Tokay ( Gekko gecko ) são famosos por serem agressivos , apesar das constantes tentativas , prolongados de seu goleiro. Enquanto alguns manipulação é aceitável, com espécies como dragões barbudos , monitores de rabo-de- cume ( Varanus acanthurus ) e lagartos DAB ( Uromastyx sp.) , A moderação é a chave. Em qualquer caso, ressaltou lagartos devem ser manuseados o menos possível .
Aumentar barreiras visuais

um número de espécies de lagartos que dependem de fuga locomotor , basiliscos especialmente verdes ( plumifrons Basiliscus ) , são conhecidos por funcionar a toda a velocidade para os lados da gaiola quando assustado . A única maneira de manter a forma confiável estes lagartos é incorporando inúmeras barreiras visuais na gaiola. Ao usar plástico ou plantas reais e outros adereços de gaiola , seu lagarto vai se sentir mais seguro, e seu nível de estresse será menor. Barreiras visuais ajudam com outras espécies também, camaleões e dragões barbudos ainda vai beneficiar a partir de plantas em sua gaiola
Fornecer apertadas Esconder Spots

Enquanto onipresente entre os guardiões de serpentes, esconder. manchas são muitas vezes negligenciados pelos proprietários lagarto . Apesar de algumas espécies , como o gênero Anolis verde ( Anolis carolinensis ) , vai dormir em galhos expostos em estado selvagem , a maioria dos lagartos requerem um esconderijo local seguro. Ocultar manchas não precisam de ser elaborado, e pode ser feita a partir de tubos de toalha de papel , caixas de cartão e banheiras manteiga de plástico . O importante com esconder manchas é lembrar que seu lagarto quer enrolar nela com força , o recipiente deve conter apenas o lagarto . Espécies arbóreas como lagartixas crista ( ciliados Correlophus ) vai apreciar peles orientados verticalmente de papelão ou ovo - caixa.