Você está certo em se perguntar por que essas criaturas tão diversas são agrupadas no mesmo filo, chordata . Pode parecer contra -intuitivo, mas há uma razão para isso! Embora possam parecer e se comportar de maneira muito diferente, esses animais compartilham algumas características fundamentais e fundamentais durante pelo menos algum estágio de seu desenvolvimento:
Recursos de acordato -chave:
* notocórdio: Uma haste flexível que suporta o corpo. Enquanto presente no embrião, geralmente é substituído por uma espinha dorsal (vértebras) na maioria dos acordados.
* cordão nervoso oco dorsal: Um tubo de tecido nervoso correndo ao longo da parte de trás, que se desenvolve no cérebro e na medula espinhal.
* fendas faríngeas: Aberturas na região da garganta que são usadas para a alimentação de filtro em acordados aquáticos. Embora possam estar presentes apenas no estágio embrionário em alguns grupos, eles são uma característica definidora dos acordados.
* Tail pós-análise: Uma cauda que se estende além do ânus. Essa pode ser uma característica definidora nos estágios iniciais de desenvolvimento, mesmo que seja reduzida ou ausente em alguns acordados adultos.
Pense assim: Imagine que você está procurando um ancestral comum de todos esses grupos. Embora suas formas adultas sejam muito diferentes, os estágios iniciais de seu desenvolvimento revelam essas características comuns que apontam para uma ascendência compartilhada.
Por que isso importa: Classificar organismos baseados em ascendência compartilhada nos ajuda a entender seus relacionamentos evolutivos e fornece uma estrutura para estudar como surgiu a diversidade na Terra.
é importante lembrar: Os filos são apenas um nível de classificação. Dentro de acordata, existem muitos subgrupos (classes, ordens etc.) que categorizam ainda mais os animais com base em características compartilhadas adicionais.