As cobras têm uma dentição fascinante, com uma variedade de arranjos dentários, dependendo de seus hábitos de alimentação. Aqui está um colapso:
dentes gerais de cobra:
* aglify: Essas cobras têm dentes sólidos e retos em suas mandíbulas, usadas para segurar e segurar presas. A maioria dos constritores, como Pythons e Boas, se enquadra nessa categoria. Eles não são não venenosos .
* Opisthoglyphous: Essas cobras têm um ou mais dentes ampliados e ranhurados Localizado na parte de trás da mandíbula superior. Esses dentes injetam veneno em presas depois de ter sido agarrado. Exemplos incluem o Boomslang e a cobra marrom.
* proteroglifoso: Essas cobras foram fixas, presas ocas Localizado na frente de suas mandíbulas superiores. O veneno é injetado através dessas presas. Esta é a dentição característica de Cobras, Mambas e Kraits.
* solenoglifo: Essas cobras têm presas longas e ocas Isso pode ser dobrado contra o telhado da boca quando não estiver em uso. Essas presas estão articuladas e giram para a frente quando a cobra atinge, injetando veneno em sua presa. Esta é a dentição de víboras, cascavéis e cabeças de cobre.
Posicionamento:
* dentes maxilares: Estes são os dentes primários na mandíbula superior. Seu tamanho e forma variam dependendo da dieta e do status de veneno da cobra.
* dentes mandibulares: Estes são os dentes localizados na mandíbula inferior, geralmente menores que os dentes maxilares.
* dentes palatinos: Algumas cobras têm dentes adicionais no telhado da boca, chamados dentes palatinos.
* dentes pterigóides: Esses dentes estão localizados nos ossos atrás do palatino e são usados para mover comida em direção à garganta.
Exemplos:
* Constrtores (Aglyphous): Seus dentes são relativamente pequenos e apontam para trás para ajudar a manter a presa firmemente.
* Vipers (solenoglifos): Suas presas são grandes e localizadas na frente da mandíbula superior e podem girar para a frente quando a cobra atingir.
* cobras (proteroglifos): Suas presas são fixas e localizadas na frente da mandíbula superior.
Nota importante: Os dentes de cobra estão sendo constantemente substituídos ao longo de suas vidas, como nossos próprios dentes.
Esta é apenas uma visão geral, e há muito mais a aprender sobre a diversidade de dentes de cobra e seu papel na alimentação.