Muitos animais têm sido usados na história da perfumaria, mas os mais famosos são:
* Musk Deer: Musk é um perfume animal poderoso e animal derivado de uma glândula perto do abdômen masculino de almíscar. É usado há séculos, mas agora é amplamente substituído pelo almíscar sintético devido a esforços de conservação.
* civeta: Civet é outro perfume animal, derivado das glândulas de perfume do gato civeta. Tem um aroma quente e almiscarado e tem sido usado há séculos em perfumes.
* castoreum: Isso vem dos sacos de castor de castores e tem um perfume complexo, esfumaçado, couro e levemente doce. É usado em pequenas quantidades, mas seu aroma é poderoso.
* Ambergris: Esta é uma substância cerosa encontrada no sistema digestivo das baleias de espermatozóides. É muito raro e caro, com um aroma rico, terroso e levemente salgado.
Outros animais: Embora menos conhecidos, outros animais como o Hyrax, a civeta e até o gambá (sim, gambá!) Foram usados para seus aromas no passado.
Tendências modernas: Hoje, o uso de aromas derivados de animais na perfumaria é menos comum. As preocupações éticas e a disponibilidade de alternativas sintéticas de alta qualidade levaram a uma mudança para o uso de materiais sintéticos.
No entanto, alguns perfumistas de nicho ainda utilizam aromas naturais de animais, especialmente âmbar e castoreum, devido aos seus aromas únicos.