Cobras e pitões são répteis, mas existem algumas diferenças importantes entre os dois.
taxonomia
As cobras são um grupo diversificado de répteis que inclui mais de 3.500 espécies conhecidas. Eles são classificados na ordem squamata, que também inclui lagartos e anfisbaenianos. Pythons são uma família de cobras que inclui seis gêneros e 41 espécies conhecidas. Eles são classificados na subfamília Pythoninae da família Pythonidae.
tamanho
As cobras podem variar muito de tamanho, desde o pequeno threadsnake Barbados, que tem apenas quatro polegadas de comprimento, até o enorme python reticulado, que pode crescer até 33 pés de comprimento. Os pitões são geralmente cobras grandes, com algumas espécies atingindo comprimentos de mais de 20 pés.
forma do corpo
As cobras têm um corpo longo e cilíndrico com uma pele lisa e escamosa. Os pitões têm uma forma de corpo semelhante, mas suas escalas geralmente são maiores e mais proeminentes.
cabeça
As cobras têm uma cabeça triangular com um focinho contundente. Os Pythons têm uma cabeça mais larga e mais arredondada com um focinho mais pronunciado.
olhos
As cobras têm pupilas redondas, enquanto os pítonos têm pupilas verticais. Essa diferença na forma de pupila oferece melhor visão em pythons em condições de pouca luz.
dentes
As cobras têm dentes pequenos e afiados que usam para pegar e segurar suas presas. Os pitões têm dentes maiores e mais poderosos que eles usam para matar suas presas.
alimentação
As cobras são carnívoras e comem uma variedade de animais, incluindo roedores, pássaros, lagartos e anfíbios. Os pitões também são carnívoros e comem uma variedade de animais, incluindo mamíferos, pássaros e répteis.
Reprodução
As cobras se reproduzem sexualmente, com machos e fêmeas acasalando para produzir filhos. Os pitões também se reproduzem sexualmente, mas são únicos, pois depositam ovos em vez de dar à luz jovens.
habitat
As cobras podem ser encontradas em uma ampla variedade de habitats, incluindo florestas, pastagens, desertos e zonas úmidas. Pythons são encontrados em regiões tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália.
Status de conservação
Muitas espécies de cobras são ameaçadas pela perda de habitat, caça e comércio de animais de estimação. Algumas espécies de pitões também são ameaçadas, mas não estão tão ameaçadas quanto muitas outras espécies de cobras.