Quão próximas as partículas estão umas das outras em estado?

No estado sólido, as partículas (átomos, moléculas ou íons) são mantidas juntas por fortes forças intermoleculares e são compactadas firmemente em um arranjo regular e repetitivo. Isso faz com que as partículas fiquem muito próximas umas das outras, com pouco ou nenhum espaço entre elas. As partículas de um sólido estão tão próximas que podem vibrar, mas não podem passar umas pelas outras. É por isso que os sólidos têm forma e volume definidos.

No estado líquido, as partículas ainda são mantidas unidas por forças intermoleculares, mas essas forças são mais fracas do que no sólido. Isto permite que as partículas se movam mais livremente e assumam a forma do seu recipiente. As partículas de um líquido estão próximas umas das outras, mas não tão próximas quanto em um sólido. Eles podem passar um pelo outro, mas ainda se sentem atraídos um pelo outro.

No estado gasoso, as partículas estão muito distantes umas das outras e têm muito pouca força intermolecular entre elas. Isto permite que as partículas se movam livremente e assumam a forma e o volume do seu recipiente. As partículas de um gás estão tão distantes umas das outras que podem passar umas pelas outras sem colidir com muita frequência.