arraias (_Miliobatiformes_) pertencem a um grupo de peixes cartilaginosos conhecido como raios. Eles podem ser distinguidos por seus corpos achatados e barbatanas peitorais semelhantes a asas, que utilizam para nadar ondulando através da água. As arraias possuem esqueletos cartilaginosos, tornando -os intimamente relacionados a tubarões. No entanto, diferentemente dos tubarões, as arraias não têm dentes verdadeiros; Eles têm placas esmagadoras nas mandíbulas adaptadas por esmagar vários mariscos em que atacam.
Principais recursos e características:
1. corpos achatados :As arraias têm corpos planos que são especializados para rastejar ao longo do fundo do mar e se esconder na areia ou na lama. Algumas espécies de arraia têm corpos arredondados ou em forma de diamante, enquanto outros têm corpos alongados com focinhos pontiagudos.
2. barbatanas peitorais :As barbatanas peitorais de arraias são bastante ampliadas, fundindo-se com a cabeça para formar estruturas semelhantes a asas que eles batem para se impulsionar pela água.
3. cauda :A cauda de arraias é como chicote e geralmente contém um ou mais ferrões farpados venenosos. Esses ferrões são usados como mecanismos defensivos contra predadores e para capturar presas.
4. ferradores :O ferrão de uma arraia é na verdade uma coluna dorsal modificada. Quando ameaçados, as arraias podem levantar e atacar suas caudas, causando lacerações graves e injetando um poderoso veneno neurotóxico. O veneno é liberado através de ranhuras no ferrão e pode causar dor intensa, espasmos musculares e até morte em casos extremos.
5. espiráculos :As arraias têm duas pequenas aberturas chamadas espiráculos localizados atrás e acima dos olhos, que são usados para desenhar água para respiração.
6. olhos e narinas :Seus olhos estão situados no topo de suas cabeças, fornecendo a eles um amplo campo de visão. As narinas estão localizadas na parte inferior da cabeça e são usadas para cheirar a presas e detectar predadores.
7. dieta e comportamento de alimentação :As arraias geralmente são alimentadores de fundo que usam seus corpos planos para cavar na areia ou na lama. Eles atacam uma variedade de animais pequenos, como crustáceos, moluscos e peixes menores.
8. habitat :As arraias são encontradas em uma ampla gama de ambientes marinhos, incluindo águas costeiras rasas, recifes de coral, fundo arenoso ou lamacento e até regiões oceânicas profundas. Eles são distribuídos em todos os oceanos do mundo, das águas tropicais a temperadas.
9. reprodução :Arraias se reproduzem sexualmente, e as mulheres normalmente dão à luz jovens ao vivo após um período de gestação. Algumas espécies de arraia têm reprodução ovovípara, onde os ovos são retidos dentro do corpo da fêmea e a jovem escotilha dentro dela antes de serem libertadas.
10. papéis ecológicos :As arraias desempenham papéis importantes nos ecossistemas marinhos como predadores e presas. Eles ajudam a controlar populações de vários organismos de fundo, incluindo moluscos e crustáceos. Eles também fazem parte da cadeia alimentar, sendo atacados por animais marinhos maiores, como tubarões, golfinhos e focas.