Qual é a força de mordida de um megalodon?

10.8-13,1 toneladas (100.000-120.000 newtons)

O Megalodon (Otodus megalodon) é uma espécie extinta de tubarão -cavista que viveu aproximadamente 23 a 2,6 milhões de anos atrás (MYA), durante as épocas do Mioceno e do Plioceno. Está entre os maiores tubarões, bem como um dos maiores peixes que já viveram. Embora não tenham sido encontrados esqueletos completos de megalodon, estima -se que ele tenha atingido um comprimento máximo de 15,9-18 m (52-59 pés), embora indivíduos menores fossem mais comuns. O Megalodon tinha uma distribuição cosmopolita e estava presente em todos os oceanos do mundo.

Devido a uma escassez de material fóssil e à preservação relativamente fraca da cartilagem no registro fóssil, muitos aspectos da biologia do megalodon permanecem incertos, incluindo o tamanho exato da espécie e sua dieta. No entanto, é possível determinar a força de mordida do megalodon com precisão razoável.

Vários estudos usando diferentes modelos e métodos produziram estimativas de força de mordida que variam de 10,8 a 13,1 toneladas (100.000 a 120.000 newtons).

Essas estimativas são significativamente maiores que as calculadas para as mandíbulas de outros tubarões e até o grande tubarão branco, que tem uma força de mordida de aproximadamente 1,8 toneladas (16.000 N). A força de mordida do Megalodon provavelmente levou à sua extinção, pois exigiria uma enorme quantidade de alimentos para sustentar esse tamanho e consumo maciço de energia, e as mudanças nas fontes globais de clima e alimento podem ter contribuído para sua morte.

A força de mordida do Megalodon é uma prova de seu status de um dos predadores de ápice que já percorreu os oceanos, superando até o Tyrannosaurus Rex na força e no poder de suas mandíbulas.