Tratamento com iodo radioativo para gatos

O iodo radioativo é um dos três tratamentos para hipertireoidismo em gatos. O hipertireoidismo é mais freqüentemente causada pela glândula tireóide produzindo muito da triiodotironina e tiroxina hormônios . Gatos mais velhos são os candidatos mais prováveis ​​para a doença , e pode existir uma ligação entre a doença e os gatos que comem comida enlatada . Os sintomas incluem perda de peso, perda de cabelo, dor de estômago e nervosismo /hiperatividade. O diagnóstico geralmente inclui tomar uma história médica , um exame de laboratório e testes físicos .
Tratamento

O iodo radioativo é dado aos gatos em uma injecção sob a pele . O iodo radioativo é absorvido na corrente sanguínea do gato e do tecido tireoidiano doente. Na tireóide , ele pára a parte da glândula tireóide que é over- produzindo.
Vantagens

O tratamento com iodo radioativo não exige que o gato para ser anestesiado e não diária medicação é necessária no seguimento da terapia . Ele geralmente retorna a tireóide ao normal dentro de um mês.
Desvantagens

A lei exige que os gatos tratados com iodo radioativo ser internado em isolamento até que sua radioatividade cai para um certo nível. Isso normalmente leva entre três e 10 dias .
Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do tratamento com iodo radioativo são poucos e raros. Alguns gatos desenvolvem hipotiroidismo temporária ou permanente , que é então controlada pela suplementação . Para 2-3 por cento dos gatos tratados , a única injeção pode não curar a doença e um segundo tratamento pode ser necessária.
Home Care

Uma vez que seu gato é liberado do hospital , você deve seguir algumas precauções por mais dez dias a três semanas . Estes incluem manter o gato dentro de casa , o uso de luvas descartáveis ​​quando mudar a caixa de areia , descarte de lixo diariamente em um saco plástico do lado de fora , não permitindo que as crianças para lidar com o gato, permitindo agora que o gato a dormir com as pessoas, e lavar as mãos após o manuseio de seu gato, suas tigelas de comida ou sua caixa de maca . Seu veterinário irá verificar novamente hormônio da tireóide do seu gato e sangue renal valoriza três semanas após o tratamento com iodo radioativo .
Outras Opções

O hipertireoidismo também é tratado com metimazol , que é dada diariamente ao longo da vida do gato. O medicamento não cura a doença, mas reduz a produção e liberação do hormônio da tireóide . A medicação pode causar efeitos secundários em alguns gatos , incluindo vómitos , anorexia , febre , anemia e letargia .

A cirurgia é também por vezes realizada para tratar a doença . A cirurgia é geralmente uma cura permanente . O maior fator de risco para a cirurgia é a possibilidade de danificar as glândulas paratireóides , que estão perto ou dentro da glândula tireóide e que são necessárias para manter os níveis estáveis ​​de cálcio no sangue .