Discus Fish iluminação Requisitos

peixes Discus , nativa da América do Sul, são animais sensíveis , tímidos com faixas estreitas de condições de vida aceitáveis ​​. Eles precisam de alta qualidade, água quente, iluminação adequada e um paisagismo que apoia a sua natureza reservada. Um aquário de disco precisa ter uma variedade de intensidades de luz disponível para equilibrar o crescimento da planta ideal com o comportamento dos peixes e reprodução de cor . Se o proprietário do aquário não gerencia a luz corretamente, as algas crescem sem controle, os peixes serão estressado, e as cores no tanque não vai olhar direito . Medidas Luz

Thomas Giovanetti afirma em seu livro " Discus Fish ", "O objetivo é fazer com que tanto o espectro ea intensidade da luz sobre o aquário adequado. "

O " espectral ", ou características de cor da luz é medida em graus Kelvin . O sol ao meio-dia em um dia claro tem uma temperatura Kelvin (K) de 5.500 K. Esta é uma luz branca azulada. Quanto menor a temperatura Kelvin , mais a luz vermelha irá aparecer. O índice de reprodução de cor também pode fornecer algumas orientações a respeito de como a cor vai aparecer para o olho humano. As lâmpadas ideais são cerca de 5.000 K de temperatura de cor com um índice de reprodução de cor (IRC ) de 90 .

Apoiar o crescimento saudável das plantas é outra consideração importante . A luz disponível deve incluir a " radiação fotossinteticamente ativa " adequada ( PAR ) para crescer uma diversidade de plantas e evitar o excesso de crescimento de algas. Tipicamente, quanto maior o Kelvin , menor a PAR . Os especialistas recomendam 400 a 700 nanômetros PAR .

Intensidade refere-se à quantidade total de luz disponível , medido em " lumens ". Uma lâmpada tem uma saída básico lúmen , mas esse valor é amplificado como a luz refletida pelo capô refletor. Um aquário densamente plantado precisa de 120 a 200 lumens por galão.

Iluminação Opções

aquário lâmpadas terão as medidas acima listadas na caixa. No entanto, você ainda terá que decidir entre fluorescente e lâmpadas de iodetos metálicos.

Lâmpadas fluorescentes são baratos, fáceis de substituir, emitem pouco calor e vêm em uma grande variedade . Diferentes lâmpadas utilizadas em combinação, podem aproximar às condições ideais . Muitas vezes amadores optar por usar luminárias fluorescentes para aumentar luminárias de vapor metálico .

Lâmpadas de iodetos metálicos são mais caros para configurar, mas menos caro para sustentar porque as lâmpadas duram muito mais tempo . A luz pode penetrar mais profundamente na água assim que você é capaz de obter mais lumens por watt. Estas lâmpadas proporcionam muito boa reprodução de cor , mas também ficar muito quente .
Fotoperíodo

O período de tempo as luzes estão funcionando cada dia é chamado de " fotoperíodo . " O fotoperíodo diário precisa ser um consistente 10 a 12 horas sob condições de luz ideais , seguido por 12 a 14 horas sem luz externa.

Períodos mais longos de tempo não são necessárias , uma vez que estimula o crescimento de algas , mas não realmente ajudar as plantas aquáticas desejáveis. Além disso , os peixes discus são propensas ao estresse de condições de luz prolongados. Estresse reduz sua resistência às doenças .