# >> Animal de estimação > >> Aves >> alimentação de aves
Os morcegos são os únicos mamíferos voadores, e muitas espécies de morcegos são noturnas, o que significa que elas são mais ativas à noite. Para encontrar alimentos no escuro, os morcegos evoluíram uma série de adaptações especializadas, incluindo a ecolocalização.
ecolocalização é a capacidade de usar ondas sonoras para criar um mapa mental do ambiente circundante. Os morcegos emitem ondas sonoras de alta frequência de suas bocas ou narizes e, em seguida, ouça os ecos que se afastam dos objetos. O tempo que leva para o eco retornar ao bastão diz a que distância está o objeto, e a direção do eco diz onde o objeto está localizado. Isso permite que os morcegos naveguem no escuro e encontrem comida, mesmo na escuridão completa.
Além da ecolocalização, os morcegos também têm várias outras adaptações que os ajudam a encontrar comida à noite. Essas adaptações incluem:
* olhos grandes: Os morcegos têm olhos grandes sensíveis a baixos níveis de luz. Isso permite que eles vejam no escuro, mesmo quando não há luar.
* orelhas sensíveis: Os morcegos têm orelhas muito sensíveis que podem detectar ondas sonoras de alta frequência. Isso lhes permite ouvir os ecos de suas chamadas de ecolocalização, mesmo quando são muito fracas.
* asas longas: Os morcegos têm asas longas que os ajudam a voar rapidamente e manobrar facilmente no escuro. Isso lhes permite capturar insetos em voo.
* dentes afiados: Os morcegos têm dentes afiados que os ajudam a pegar e comer insetos.
Essas adaptações tornam os morcegos muito adequados para encontrar comida à noite. Os morcegos são capazes de encontrar insetos até as condições mais sombrias e são capazes de pegá -los com facilidade. Isso permite que os morcegos desempenhem um papel importante no ecossistema, pois ajudam a controlar a população de insetos.