# >> Animal de estimação > >> Aves >> alimentação de aves
Os beija -flores têm uma adaptação única que lhes permite beber néctar de flores - suas contas e línguas especializadas. Aqui está como eles fazem isso:
Estrutura da conta:
Os beijos possuem bicos longos e delgados que atuam como canudos especializados. Suas contas são altamente adaptadas para se encaixar nos tubos de corolla estreitos e profundos de flores, permitindo que eles atinjam o néctar na base.
Estrutura da língua:
A língua do beija -flor é ainda mais notável. É longo, bifurcado e coberto de pequenas estruturas semelhantes a cabelos chamadas papilas. Essas papilas criam uma ação capilar que ajuda o beija -flor a sugar o néctar pela língua.
Processo de bebida:
1. pairando: Os beija -flores pairam na frente de uma flor, mantendo sua posição com batidas rápidas de asa. Eles podem pairar incrivelmente perto da flor, às vezes até tocando -a.
2. posicionando a conta: O beija -flor posiciona cuidadosamente seu bico na base da flor, inserindo -o no tubo de corola.
3. Extensão da língua: A língua longa e bifurcada do beija -flor é uma velocidade de raio. Ele se estende rapidamente e se retrai, criando um pequeno vácuo dentro da conta que levanta o néctar.
4. Absorção: O néctar é então atraído pela boca do beija -flor através de sua língua.
Os beija -flores podem rapidamente entrar e sair rapidamente a uma taxa surpreendente - pode ser tão rápido quanto 20 vezes por segundo em algumas espécies. Essa ação rápida os ajuda a extrair com eficiência o néctar das flores.
A combinação de comprimento e forma de sua conta e sua língua altamente adaptada permite que os beija -flores bebam néctar de uma ampla gama de flores. Eles são realmente especializados para essa estratégia de alimentação única, que é uma das razões pelas quais os beija -flores são tão ecologicamente significativos quanto os polinizadores.