# >> Animais de estimação > >> Aves >> Grooming de aves
A samambaia de Staghorn, também conhecida como PlatyCerio, é uma planta fascinante com um hábito de crescimento único. Aqui está um colapso de como cresce:
1. Os dois tipos de folhas:
* Folhas basais: Estas são as folhas planas e arredondadas que crescem perto da base da planta e se assemelham a um "ninho". Sua função principal é reunir e manter matéria orgânica como lixo de folhas, que a planta usa como fonte de nutrientes.
* Folhas de Antler: Estas são as folhas distintas em forma de chifre que dão ao Staghorn seu nome. Eles são responsáveis pela fotossíntese e produção de esporos.
2. Os esporângios:
* A parte inferior das folhas de chifre tem pequenos manchas marrons chamadas esporânguias, que contêm os esporos. Esses esporos são equivalentes a sementes em outras plantas.
3. Liberação de esporos:
* Quando os esporos são maduros, eles são liberados do esporângio e carregados pelo vento.
4. Germinação:
* Se os esporos pousarem em um substrato adequado, eles germinam e se transformam em pequenos gametófitos em forma de coração.
5. Fertilização:
* Os gametófitos produzem órgãos sexuais masculinos e femininos. A fertilização ocorre quando o esperma de um gametófito fertiliza um ovo de outro.
6. Novo desenvolvimento de plantas:
* O ovo fertilizado se desenvolve em uma nova samambaia staghorn, completa com suas próprias folhas basais e chifres.
7. Anexo e crescimento:
* As samambaias Staghorn geralmente crescem nas árvores, usando suas folhas basais para se agarrar a latir ou galhos. À medida que a planta cresce, ela desenvolve novas folhas, expandindo gradualmente seu tamanho.
em resumo:
As samambaias de Staghorn se reproduzem principalmente através de esporos, que germinam e se desenvolvem em novas plantas. Eles têm um hábito de crescimento distinto, com dois tipos de folhas:folhas basais que atuam como um "ninho" para nutrientes e folhas de chifre responsáveis pela fotossíntese e produção de esporos.