# >> Animal de estimação > >> Aves >> Os pássaros de estimação
1. Confirme se o óvulo é fértil.
Infelizmente, nem sempre é possível determinar se um ovo é fértil ou não sem colocá-lo na ovoscopia, o que envolve acender uma luz através da casca para procurar sinais de desenvolvimento. Se você não se sentir confortável em fazer a ovoscopia, é melhor agir com cautela e presumir que ele é fértil.
2. Remova o ovo do ninho.
Deixar um ovo fertilizado no ninho sem um pássaro progenitor para cuidar dele provavelmente resultará na não eclosão do ovo ou na sobrevivência do filhote. Remova com cuidado o ovo do ninho e coloque-o em uma incubadora ou chocadeira quente e úmida.
3. Incubar o ovo.
A temperatura ideal de incubação para a maioria dos ovos de aves de estimação está entre 37,5 e 38,5 graus Celsius (100 e 102 graus Fahrenheit). A umidade deve ser mantida em torno de 55%. Você pode usar uma incubadora ou chocadeira para criar as condições ideais para o ovo.
4. Monitore o ovo.
Durante a incubação, é importante monitorar regularmente o ovo em busca de sinais de desenvolvimento. A aparência do ovo mudará à medida que o embrião se desenvolve e, eventualmente, você poderá ver os olhos, o bico e as asas do pintinho se formando. Você também pode colocar vela no ovo para verificar sinais de desenvolvimento.
5. Prepare-se para o filhote nascer.
Quando o pintinho estiver pronto para eclodir, ele quebrará o ovo, o que significa que fará um pequeno buraco na casca. Este processo pode levar várias horas. Assim que o pintinho tiver saído totalmente da casca, ele precisará ser colocado em uma chocadeira limpa com comida fresca e água.
É importante observar que criar uma ave de estimação a partir de um ovo pode ser um processo desafiador e demorado. É importante fazer sua pesquisa e certificar-se de que você está preparado para cuidar do pintinho antes de iniciar o processo de incubação.