Qual é a origem do cego como um morcego?

A expressão "cega como um morcego" parece ser um nome impróprio. Os morcegos certamente não são cegos. Eles podem ter uma visão ruim, mas, de acordo com o livro - por que os morcegos são importantes, por Merlin Tuttle, “seus poderes visuais variam de uma visão de luz do dia a partir A visão noturna mais aguda do reino animal. ”

Então, quando essa expressão apareceu? Provavelmente se originou no século XVI ou XVII. Antes disso, a maioria das pessoas viveu vidas rurais e estava familiarizada com o fato de que os morcegos não são particularmente cegos. No entanto, à medida que mais e mais pessoas começaram a viver em cidades, perderam o conhecimento em primeira mão da natureza. O mito começou, e ficou preso.

O equívoco de que os morcegos são cegos também pode ter surgido porque são animais noturnos e seus olhos não são normalmente adequados para as condições diurnas. Como os seres humanos são principalmente diurnos (ativos durante o dia), isso levou à percepção de que os morcegos não podem ver bem.

De fato, apenas um morcego é verdadeiramente cego. O morcego branco hondurenho (Ectophylla alba) vive em cavernas na América Central e do Sul. É completamente cego e depende apenas da ecolocalização para navegar e encontrar comida.