Metronidazol : Efeitos colaterais em um felino

Metronidazol é tanto um medicamento antibiótico e anti- protozoários usado em gatos com infecções bacterianas ou parasitárias. Embora esta droga ainda não foi aprovado para utilização em animais pela FDA , a utilização em cães e gatos é comummente aceite prática veterinária . Este medicamento pode ser utilizado para tratar IBS , problemas digestivos, doenças periodontais , crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado e muitas outras doenças . Como todas as drogas , metronidazol pode ter efeitos secundários . Digestivo

gatos tratados com metronidazol pode sofrer de perda de apetite , clinicamente chamada anorexia. Eles também podem ter náuseas e vómitos, ou se tiver problemas com diarréia. Os proprietários devem estar preparados para acidentes de caixa de areia. Alguns gatos em metronidazol também têm sangue na urina ou fezes, um sinal de que o veterinário deve ser consultado.
Reações alérgicas

Alguns gatos sofrem de reações alérgicas ao tomar desta droga. Se um gato mostra sinais de urticária ou inchaço da língua, garganta , lábios ou face , ou se ele parece estar tendo dificuldade para respirar , uma reação imune é provavelmente responsável. Os proprietários devem procurar ajuda imediatamente se virem algum destes sinais , como uma reação grave pode ser fatal. Um veterinário experiente pode prestar cuidados de emergência para os gatos que sofrem com estes tipos de sintomas.
Respiratória

Alguns gatos sofrem de problemas respiratórios menores quando tratados com metronidazol . Estes podem incluir um corrimento nasal e espirros , a boca seca , ou uma tosse . Se estes efeitos colaterais parecem ser especialmente incômodo para o gato, interromper o uso da droga ou de consultar um veterinário para obter informações adicionais . Os efeitos secundários menores são geralmente tolerável , no entanto, eo tratamento pode continuar.
Toxicidade

Em alguns casos raros, quando metronidazol tem sido usado por muito tempo ou administrados numa dose elevada , gatos irão sofrer de uma reacção tóxica . Os sinais deste tipo de efeito colateral incluem desorientação surpreendentes e , tremores, uma inclinação da cabeça , convulsões e movimento involuntário dos olhos . Os gatos também podem ter uma queda súbita na frequência cardíaca. Estes sinais são muito graves , e que a droga deve ser descontinuado imediatamente. O gato pode levar até duas semanas para se recuperar , e devem ser monitorizados . Em alguns casos, um gato que sofre de uma reação aguda ao medicamento pode morrer.