# >> Animal de estimação > >> Gatos >> saúde do gato
Um ataque cardíaco ocorre na verdade um gato é extremamente rara. Muitas vezes , os veterinários usam o termo " ataque cardíaco " para descrever várias outras condições, tais como doenças cardíacas , que podem levar à morte súbita ou colapso. No entanto, isso não significa que um ataque cardíaco não é uma possibilidade , assim que os proprietários devem sempre manter um olho atento para possíveis alterações na saúde do seu gato. Infelizmente , muitos dos sintomas de problemas cardíacos são os sinais clínicos , o que significa que eles são muitas vezes detectadas por um veterinário e não pelo proprietário . Síncope
gatos, um episódio de colapso ou desmaio é referido como uma síncope . A síncope pode ser parcial ou completa e muitas vezes é devido à má função cardíaca , doença cardíaca, arritmias cardíacas ou coágulos sanguíneos. Durante um episódio , o gato pode ser mole ou ter os membros rígidos , mas deve voltar ao normal dentro de alguns minutos.
Hipotensão
Durante um exame físico , o veterinário pode-se notar que o gato afetado sofre de pressão arterial baixa ou hipotensão. Felizmente, o tratamento de pressão arterial baixa pode diminuir o risco do gato de sofrer um ataque cardíaco.
Bradiarritmia
Bradiarritmia é um termo para o ritmo cardíaco anormalmente lento. Ritmos cardíacos lentos são perigosos por diversas razões , e pode ser necessário para que o gato tem afectado a um pacemaker . Ritmo cardíaco lento , como muitos dos sintomas de um ataque cardíaco, é um sintoma clínico que só pode ser percebido pelo médico veterinário.
Taquiarritmia
A taquiarritmia está se referindo a termo a um ritmo cardíaco rápido, e como uma bradiarritmia , ele só pode ser observado por um médico veterinário. Taquiarritmia pode causar colapso ou morte súbita , mas o tratamento com um medicamento anti- arrítmico pode ajudar a diminuir estes riscos.
Arritmia
Junto com batimentos cardíacos rápidos ou lentos , um anormal batida cardíaca pode estar presente . Batimentos cardíacos anormais ou arritmias, pode fazer com que o gato a recolher ou morrer de repente .
Diagnóstico
Para os gatos que sofrem de episódios de desmaio leves , o diagnóstico pode incluir um exame físico exame, exames de sangue, urina , raios-X do tórax e região abdominal , um exame cardíaco e um ultra-som do coração ( ecocardiograma) .
Tratamento
Desde ataque cardíaco é usado para descrever várias questões relacionadas com o coração , o tratamento geralmente envolve lidar com a causa subjacente. Abordagens podem incluir o tratamento do ritmo cardíaco anormal ou diminuição da pressão arterial com medicamentos, ou talvez apenas ajustando a dieta do gato .